Desculpe-nos, mas este tópico acaba de ser fechado para novas respostas.
Tags: cidoc, documentação
Boa tarde, Alexandre!
Parece-me um desafio interessantíssimo... infelizmente não poderei ir. E por isso mesmo decidi participar na discussão, pedindo se poderias posteriormente partilhar connosco as conclusões, resoluções e afins deste encontro. Já agora pergunto, dentro deste registo, que opinião tens sobre a Europeana?
Obrigada,
Teresa
Olá Alexandre.
O Mac de Niterói - RJ irá enviar 2 técnicos para o CIDOC 2009. Uma museóloga e uma conservadora. Nós temos no museu um sistema de pesquisa com preenchimento de formulários de conservação de cada obra doada ao Mac. O artista, no processo de doação se compromete a preencher o formulário com questões a respeito da obra. É um meio que encontramos de garantir uma preservação/conservação de obras de arte contemporâneas...e tem dado certo! Estas informações integram, posterirormente um banco de dados do museu.
Eu não poderei ir, mas acho que terá grande valia esta experiência.
Abs.
Angélica Deano
Terei todo o gosto em partilhar as conclusões e tudo que possa ser útil para o fórum. Já no ano passado fui, mas devo confessar que não coloquei nada ainda online sobre o assunto, a não ser um ou dois posts no mouseion. Bem sei que merecia algo mais, mas o tempo foi escasso.
Quanto à Europeana penso que ainda é cedo para ter uma opinião completa sobre o projecto. Ainda contém muito pouca informação e por isso os resultados de um motor de busca deste tipo ainda não são os melhores. No entanto o conceito é o mais indicado. Juntar num só portal os contributos de bibliotecas, museus, arquivos, etc. e conseguir obter resultados sobre determinado tema de uma forma fidedigna é exactamente o que se espera no futuro. Penso que em breve teremos muito mais a ganhar com este projecto.
Teresa Mendes disse:Boa tarde, Alexandre!
Parece-me um desafio interessantíssimo... infelizmente não poderei ir. E por isso mesmo decidi participar na discussão, pedindo se poderias posteriormente partilhar connosco as conclusões, resoluções e afins deste encontro. Já agora pergunto, dentro deste registo, que opinião tens sobre a Europeana?
Obrigada,
Teresa
Essa ideia de juntar tanta informação, riquíssima, num único portal, é maravilhosa. Tenho estado a conhecer aos poucos a promessa de uma grande oferta nos sites de vários museus do IMC. Não sei quando iniciaram esse trabalho, mas as bases de dados parecem estar-se a compôr. Dá-me a sensação que ainda faltam lá muitos documentos. E a questão da pesquisa é importante, para obter os resultados que se procuram.
Alexandre, se puder partilhar mais, sobre os resultados do CIDOC deste ano, agradeço. É muito interessante esse vosso trabalho.
Um abraço e parabéns!
Sónia
Alexandre Matos disse:Terei todo o gosto em partilhar as conclusões e tudo que possa ser útil para o fórum. Já no ano passado fui, mas devo confessar que não coloquei nada ainda online sobre o assunto, a não ser um ou dois posts no mouseion. Bem sei que merecia algo mais, mas o tempo foi escasso.
Quanto à Europeana penso que ainda é cedo para ter uma opinião completa sobre o projecto. Ainda contém muito pouca informação e por isso os resultados de um motor de busca deste tipo ainda não são os melhores. No entanto o conceito é o mais indicado. Juntar num só portal os contributos de bibliotecas, museus, arquivos, etc. e conseguir obter resultados sobre determinado tema de uma forma fidedigna é exactamente o que se espera no futuro. Penso que em breve teremos muito mais a ganhar com este projecto.
Teresa Mendes disse:Boa tarde, Alexandre!
Obrigada,
Teresa
Caro Alexandre,
Moro em São Paulo, Brasil, e trabalho no MAC USP. Escrevo para oferecer ajuda "do outro lado do Atlântico".
Eu não sei se eu vou, mas adoraria, pois sou natural do Chile (na época meus pais eram brasileiros exilados políticos).
E uma "passada" em São Paulo?
Vamos no falar daqui até lá...
Saudações,
Ana Hoffmann
Bem-vindo a
museologia.porto
© 2009 Criado por alice semedo no Ning. Crie Sua Rede Social
Badges | Relatar um incidente | Privacidade | Termos de serviço