Museu Eugênio Teixeira Leal
  • Salvador, Bahia
  • Brasil
Compartilhar no Facebook
Compartilhar Twitter

Amigos de Museu Eugênio Teixeira Leal

  • Priscila Leonel de Medeiros
  • Sandra Santos
  • João Paulo Levezinho
  • Eliene Dourado Bina
  • Rui Filipe Teixeira Xavier
  • Pedro Costa Pinto
 

Página de Museu Eugênio Teixeira Leal

Informações do Perfil

Curriculum Vitae
Inaugurado em 11 de dezembro de 1984, é um centro cultural formado pelo Museu Eugênio Teixeira Leal, Arquivo Histórico, Biblioteca Inocêncio Calmon, Cine-Teatro Góes Calmon e duas salas para exposições temporárias: Galeria Francisco Sá e Sala da Memória. Localizado na Rua do Açouguinho, 01 – Pelourinho. Salvador-BA.
O museu é composto por um acervo de 5.407 peças, dentre elas, moedas, cédulas, medalhas e condecorações nacionais e estrangeiras, mobiliário, pintura, placas e troféus, que está à mostra, em exposição de longa duração, em quatro eixos temáticos, Medalhas e Condecorações Nacionais e Estrangeiras, História do Dinheiro e a História do Banco Econômico.
O Arquivo Histórico possui 66,41 metros lineares de documentos oriundos da instituição como atas, cautelas, relatórios, estatutos, livros de registro, fotografias, CD-ROM, fitas cassete e VHS. Sob sua guarda estão também, arquivos particulares como os de Miguel Calmon Sobrinho, alusivos às suas atividades como Presidente do Banco, Deputado Federal, Ministro da Fazenda e Reitor da Universidade Federal da Bahia – UFBA, além de coleções de documentos avulsos da família Calmon, do Prof. José Calasans e de dirigentes do Banco, registrando a trajetória desses na Instituição.
A Biblioteca Inocêncio Marques de Góes Calmon tem como finalidade preservar e promover seu acervo sobre a história econômica, social, política e cultural da Bahia e desenvolver trabalhos sócio inclusivos. Possui um acervo estimado em 9.580 livros, títulos de periódicos e uma coleção de áudio visual, merecendo destaque a Coleção de Obras Raras em que figuram exemplares editados no século XVII e XVIII, da história da Bahia e do Brasil.
O Cine Teatro Góes Calmon foi criado a princípio para ser uma sala de projeção, contando com os equipamentos de cinema do antigo Cine Maria Bethânia, possui capacidade para 110 pessoas. É um espaço aberto não só para mostra de vídeo e projeções cinematográficas, mas também para realização de cursos, seminários, palestras, conferências, reuniões, encontros técnicos, científicos, religiosos, políticos e apresentações de dança, música e peça teatral, dentre outros.
As atividades desenvolvidas pelo Setor de Documentação e Pesquisa compreendem da ação documental, procedendo à coleta, pesquisa, classificação e ao registro do acervo museológico. Além disto, o setor zela pela segurança do referido acervo, planejando, supervisionando e executando a conservação das peças em exposição, bem como daquelas acondicionadas na Reserva Técnica.
O Setor de Museografia objetiva aprofundar estudos referentes ao acervo, buscando novas informações para futuras exposições, participa e coordena cursos, congressos, seminários e demais eventos; divulga as ações educativas e culturais do Memorial; acompanha os projetos relativos ao acervo e demais ações realizadas. Tem como meta estimular a consciência para preservação do patrimônio, democratizando o conhecimento e estabelecendo trocas com a comunidade.
O Setor Educativo desenvolve as ações educativas e sócio-culturais deste Museu, de modo regular, com alunos do ensino infantil ao superior, de escolas localizadas em Salvador, Região Metropolitana e interior do Estado. São realizadas atividades educacionais internas e externas.
O Museu Eugênio Teixeira Leal tem o objetivo de desenvolver ações de pesquisa, preservação e comunicação do seu patrimônio cultural, a história social, econômica e política da Bahia, em um processo educativo de construção, desenvolvimento social e prática da cidadania.

No Museu Eugênio Teixeira Leal, a diretora Eliene Bina, deu entrevista ao programa Mosaico Baiano, contando a história do dinheiro. Assista:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1649876-7823-SILVINHA+RESENDE+VISITA+O+MUSEU+EUGENIO+TEIXEIRA+LEAL+E+MOSTRA+A+HISTORIA+DA+MOEDA,00.html 

Para obter maiores informações, clique na foto!

Fotos de Museu Eugênio Teixeira Leal

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Caixa de Recados

Você precisa ser um membro de museologia.porto para adicionar comentários!

Entrar em museologia.porto

  • Sem comentários por enquanto!
 
 
 

Badge

Carregando...

© 2014   Criado por alice semedo.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço